top of page

Trilhas ecológicas 

 

 

             As trilhas  constituem excelentes espaços para a prática de programas de Educação Ambiental, devem propor mudanças no modo como às pessoas pensam e avaliam a sua relação com o ambiente. A Educação Ambiental pode causar mudanças de comportamento e desenvolvimento de valores éticos por meio da sensibilização para os detalhes da natureza, despertando o interesse pelo convívio e a transmissão de conhecimentos ambientais de forma vivenciada.

            O Programa de atividades de trilhas interpretativas da ATAIRU AVENTURA oportuniza os visitantes do Parque do Turvo a desfrutarem de três(3) caminhos organizados para desenvolvimento da educação ambiental e atrativos eco turísticos.

Os condutores da Atairu Aventura possuem uma boa experiência em condução de trilhas na área ambiental, cabe salientar que o trabalho de pesquisa na área de educação e ambiental e trilha interpretativa do PET foi elaborado por pesquisador desta empresa.

Trilha das lagoas

 

 

Local: Parque Estadual do Turvo (Estrada do Salto)

Duração da Trilha: 1 hora e 30 minutos

 

Este caminho possui vários ecossistemas, encontramos diversas lagoas com uma biodiversidade enorme podemos encontrar varias espécies de plantas e animais muitas destas ameaçadas de extinção.

O condutor biólogo interpreta o caminho na floresta de fácil e média dificuldade com distância de 1,2km com duração de 1 hora e 30 minutos podendo ser realizada por crianças, jovens e adultos

Esta atividade procura atender a norma NBR 15.505 que trata sobre requisitos de atividades de caminhada que não envolva pernoite e suas referencias normativas. 

Trilha das Onças

 

 

Local: Parque Estadual do Turvo (Salto do yucumã)

Duração da Trilha: 2 horas

 

A trilha é as margens de um riacho com água cristalina que nasce dentro da reserva e não sofre ações antrópicas, durante o caminho encontramos uma cachoeira, dessa forma podemos vivenciar remanescentes bem preservados da Floresta Estacional Decidual (Mata Atlântica).

O condutor, biólogo, interpreta o caminho na floresta de fácil e média dificuldade com distância de 1,3 km com duração de 2 hora podendo ser realizado por crianças, jovens e adultos.

Esta atividade procura atender a norma NBR 15.505 que trata sobre requisitos de atividades de caminhada que não envolva pernoite e suas referencias normativas

Trilha para o Campestre

 

 

Local: Parque Estadual do Turvo (Estrada do Porto Garcia)

Duração da Trilha: 5 horas

 

O Campestre é um local onde a característica da vegetação diferenciada, existe uma floração de pedra basáltica em meio à floresta assim a biodiversidade é impar em relação à mata.

O condutor biólogo interpreta o caminho na floresta de média e difícil dificuldade com distância de aproximadamente 8 km com duração de um turno: manha/tarde/noite, podendo ser realizada por jovens e adultos.  

A floresta estacional decidual encontrada no Parque Estadual do Turvo é um dos últimos redutos da Mata Atlântica, encontramos muita diversidade em plantas, árvores centenária, no qual reside varias espécies de aves muitas delas ameaçadas de extinção, a reserva também é o ultimo habitat da Onça- Pintada (Panthera Onca) e da Anta (Tapirus Terrestris) no Rio Grande do Sul. Além do que a floresta é rica em bactérias e fungos, decompositores da biomassa e muitas vezes jamais descritos e raros de visualizar.

bottom of page